Sábado, 29 de janeiro de 2022

Cultura

"Ele conseguiu traduzir tudo o que o Ilê representava", diz Vovô sobre Camafeu

Paulinho Camafeu compôs o hino "Quem bloco é esse?", que embalou a saída do Ilê no primeiro ano do bloco

"Ele conseguiu traduzir tudo o que o Ilê representava", diz Vovô sobre Camafeu

Foto: Divulgação/SecultBA

Por: André Uzêda no dia 30 de novembro de 2021 às 09:46

A morte de Paulinho Camafeu, na noite da última segunda-feira (29), rendeu homenagens de diversos artistas que conviveram ou admiravam a força criativa do compositor, de 73 anos. 

Um dos privilegiados com as contribuições do brilhante artista foi Vovô, sócio fundador do Ilê Aiyê. Em 1974, no primeiro ano que o bloco foi às ruas — como o pioneiro neste tipo de valorização da cultura afro — a música que embalou o grupo foi "Que bloco é esse?", composição de Camafeu. 

"Ele soube entender exatamente a proposta do que queríamos fazer. De sair com um bloco só de negros e exaltando a beleza negra. Paulinho traduziu perfeitamente esse espírito. Lembro bem dele chegando com parte da letra pronta e terminando o resto aqui no Curuzu", recorda.

Vovô também atribui muito do sucesso do bloco, já no primeiro ano, ao hino que embalou a saída dos integrantes. "O bloco iria existir de qualquer forma. O Ilê ia sair porque a negrada desejava esse movimento. O que casou muito certo foi ter uma música tão expressiva que dava voz ao que queríamos falar naquele momento", pontua. 
 

"Ele conseguiu traduzir tudo o que o Ilê representava", diz Vovô sobre Camafeu - Metro 1