Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Sem 'bênção', escola de samba carioca desiste de homenagear Irmandade da Boa Morte

Cultura

Sem 'bênção', escola de samba carioca desiste de homenagear Irmandade da Boa Morte

Escola de samba também informou que irá anunciar o novo tema para o carnaval nas próximas semanas

Sem 'bênção', escola de samba carioca desiste de homenagear Irmandade da Boa Morte

Foto: Divulgação/Governo do Estado

Por: Metro1 no dia 18 de julho de 2022 às 19:25

A escola de samba carioca Unidos de Padre Miguel publicou nesta segunda-feira (18) uma carta aberta sobre a escolha do tema e a desistência de homenagear a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte em enredo para o Carnaval de 2023. 

O anúncio é uma resposta a outra carta aberta, na qual a Irmandade da Boa Morte recusou ser o tema do enredo da escola de samba. A confraria bissecular, que tem sede na cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano, afirmou que a escola de samba não as contatou para pedir permissão ou, ao menos, entender sua história.

O enredo foi divulgado em um clipe, nas redes sociais, no dia 6 de julho. De acordo com a escola de samba, após o lançamento, o grupo procurou a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga de Jesus, que se mostrou receptiva à homenagem. Depois, procurou contato com uma das irmãs. 

"Nosso objetivo principal, era através desta explanação, conseguir a 'benção' das irmãs, visto que, por uma falha na comunicação 'pedido' não veio antes do lançamento", disse a escola de samba, em nota.

A Unidos de Padre Miguel afirmou ainda que o enredo não era biográfico ou especificamente sobre a Irmandade, mas inspirado na bibliografia produzida por pesquisadores como Gustavo Falcon, e em "Irmãs do Cajado" de Sebastião Héber Vieira Costa. No entanto, reiterou que para continuar em busca de manter boas relações com a Irmandade, desistiria do tema. 

"Reiteramos o nosso intuito e a seriedade do nosso trabalho, e, em respeito à Irmandade e por entendermos que não faria sentido seguir com o projeto sem sua 'benção', a diretoria do Unidos de Padre Miguel optou em cancelar o enredo 'Avemaria Olorum - A Corte da Boa Morte", afirmou.

A escola de samba também informou que irá anunciar o novo tema para o carnaval nas próximas semanas. "E tenham certeza de que nosso projeto seguirá firme, ainda mais grandioso, potente, visceral e que nos orgulhará", disse.