
Cultura
Morre Ryuichi Sakamoto, músico japonês ganhador de Oscar que tinha laços com o Brasil
Discípulo de Tom Jobim, compositor participou de gravações com artistas brasileiros, como Caetano Veloso

Foto: Divulgação/ Ryuichi Sakamoto
Foi confirmada, neste domingo (2), a morte do compositor e pianista Ryuichi Sakamoto aos 71 anos. O músico, nascido em Tóquio, tinha um câncer em estado de metástase. Ele teria falecido na madrugada da última terça-feira (28), segundo o jornal japonês The Japan Times. Com carreira marcada por parcerias exitosas entre grandes artistas da música e do cinema, Sakamoto ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original, em 1987 , pela composição do tema do filme ‘O Último Imperador’, do cineasta Bernardo Bertolucci.
O músico, que também já fez uma ponta no cinema atuando ao lado do astro inglês David Bowie no filme 'Merry Christmas, Mr. Lawrence', tinha uma relação próxima com o Brasil. Fã confesso de Tom Jobim - de quem se considerava discípulo -, Caetano Veloso e Edu Lobo, Sakamoto lançou, em 2001, o álbum Casa, com regravações de clássicos de Jobim junto aos músicos Paula e Jaques Morelenbaum. As músicas foram gravadas na casa onde o músico brasileiro morava, no Rio de Janeiro.
Em 1996, o pianista participou, junto a Caetano Veloso e Cesária Évora, de uma regravação de ‘É Preciso Perdoar’ para o álbum Red Hot + Rio, lançado como uma homenagem à Bossa Nova.
Doença
Desde 2014, Ryuichi Sakamoto enfrentava um câncer na garanta. Em 2021, o música recebeu um diagnóstico no cólon. A doença teria se espalhado pelos seus pulmões e outras regiões do corpo nos últimos dois anos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.