Quarta-feira, 09 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Só um ator no palco: Salvador vive temporada de espetáculos solos no teatro; veja agenda

Cultura

Só um ator no palco: Salvador vive temporada de espetáculos solos no teatro; veja agenda

Ricardo Castro, Maria Menezes e Andreia Rabelo estão em cartaz com monólogos

Só um ator no palco: Salvador vive temporada de espetáculos solos no teatro; veja agenda

Foto: Divulgação/Caio Lírio

Por: Gabriel Amorim no dia 05 de maio de 2023 às 17:21

Atualizado: no dia 05 de maio de 2023 às 17:29

Luzes, som, cenário, figurino e no palco um só ator ou atriz. Se você resolver explorar a programação teatral da capital baiana é bem possível que este seja o formato de espetáculo que você vai encontrar. Salvador tem em cartaz, neste fim de semana, três espetáculos solos em diferentes teatros da cidade. 

Os atores Maria Menezes, Ricardo Castro e Andreia Rabelo são as estrelas dos monólogos. Dentre eles, Ricardo é o que tem mais experiência com o desafio de montar espetáculos solos. Com sua companhia, criou um método, para além de atuar, assumir sozinho também todas as funções necessárias a uma peça: ele escreve, dirige, atua, opera luz e som e ainda assina figurino e cenário. Ao todo, já criou nove obras sozinho.

Na última semana, encerrou a terceira temporada do espetáculo “Quixeramobim”.  Nesta sexta-feira (5) estreia a nova temporada de R$ 1,99. O espetáculo, primeiro solo do artista, comemora 25 anos de sucesso no palco do Teatro Módulo. Em entrevista ao Área 101, Ricardo Castro contou sobre o desafio de atualizar a apresentação, cujo texto é construído a partir de notícias reais da atualidade. “1,99 nunca foi fácil de fazer nem nunca será, nunca tem uma sessão igual a outra porque as coisas seguem acontecendo”, afirmou o artista, que fica em cartaz até 2 de junho, sempre às 20h.

Retorno ao palcos 

No palco do mesmo teatro, Maria Menezes chama o público de volta a experiência do presencial, do ao vivo e para a troca com a plateia. A peça é uma comemoração não só do retorno do presencial. A ideia era estrear em 2020 quando a artista completou 30 anos de carreira, mas foi adiada por causa da pandemia da Covid-19.

Batizada de Maria Ao Vivo (Ou Mamãe Tá Aqui), a comédia entra em cartaz neste sábado (6), às 20h,  “A gente tá recomeçando, formando as plateias de novo. Antes, a gente lotava o teatro de quinta a domingo e agora temos um sábado”, contou Menezes, em entrevista recente ao programa Revele, da Rádio Metropole

Para completar a temporada de monólogos. "Aviamentos", solo de Andreia Rabelo, estará em cartaz até 20 de maio, às sextas e sábados, no Sesi do Rio Vermelho. Com texto Gildon Oliveira e direção de Jacyan Castilho, o espetáculo é narrado por uma costureira que vai tocando em questões sensíveis e que podem ser vividas por qualquer um dos espectadores.