
Cultura
Tyler, The Creator usa música de Gil, sem autorização, em propaganda de roupa
De acordo com a assessoria do baiano, o rapper americano ligou para pedir desculpas, mas deve receber um processo

Foto: Divulgação
O rapper Tyler, The Creator usou sem autorização uma música de Gilberto Gil em uma campanha publicitária de sua marca de roupas, a Golf Le Fleur. A música "Duplo Sentido", lançada pelo baiano há 50 anos, no disco "Cidade do Salvador", foi utilizada na versão da cantora Tetê da Bahia, que de 1976. Detalhe: não é uma mera citação. No vídeo de mais de quatro minutos a canção é tocada quase na íntegra.
Tyler, que é fã de Gil, fez uma ligação na terça-feira (12) para tentar resolver a questão e pediu desculpas pelo uso da música sem autorização. Nas redes sociais, o compositor compartilhou um texto do empresário e produtor Evandro Fióti, sempre engajado na defesa de direitos autorais, sobre o caso:
"Amo o querido [Tyler, The Creator]. Mas ele usou uma música inteira do Gilberto Gil sem qualquer diálogo prévio e negociação de direitos autorais? Não dá pra alegar desconhecimento. Custo acreditar que, se fosse o contrário, a resolução seria amistosa. Isso não é valorizar o Brasil. Nem os criadores. Espero que tudo se resolva de forma justa e equilibrada. Mas que vacilo".
Após mediação pela Sony nos EUA e no Brasil, os artistas chegaram a um acordo nesta quarta-feira (13), o qual estipula pagamento de US$ 50 mil (cerca de R$ 245 mil).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.