
Cultura
Clarindo Silva comemora 82 anos com show de amigos na Cantina da Lua
Organizada pelo Sarau do Badá, a festa recebe Viola de 12, Raimundo Sodré, Edil Pacheco, Gal do Beco, Zéu Lobo, Moacir Lago, Neto Bala, Toti Gira e Adailton Poesia

Foto: Tácio Moreira / Metropress
A festa de comemoração dos 82 anos de Clarindo Silva será, como deve ser, uma cerimônia pública a que todos estão convidados. O evento acontece neste sábado (16), às 19h, na Cantina da Lua que ele consagrou como a verdadeira sala de recepção do Centro Histórico de Salvador. Organizada pelo Sarau do Badá, a festa terá um grande show musical com as participações do grupo Viola de 12, Raimundo Sodré, Edil Pacheco, Gal do Beco, Zéu Lobo, Moacir Lago, Neto Bala, Toti Gira e Adailton Poesia.
Em abril, Clarindo receberá a Medalha do Mérito Cultural da Câmara dos Vereadores de Salvador, honraria proposta pelo vereador Edvaldo Brito.
Agitador cultural, jornalista, cronista, poeta, compositor e o principal batalhador em prol do Pelourinho, Clarindo Silva é uma figura icônica da Bahia contemporânea. Criador da Terça da Bênção, ele é também autor de livros como "Memórias da Cantina da Lua" e "Conversa de Buzú". Atuou como repórter policial nos jornais A Tarde, Jornal da Bahia e Tribuna da Bahia. É Doutor Honoris Causa pela Université Libre des Sciences de L'Homme de Paris e também possui a Comenda da Cultura e das Artes pela Universidade das Américas.
Mestre Calá também já foi agraciado com as mais importantes honrarias da Bahia: a Medalha Tomé de Souza, a Comenda Maria Quitéria e a Comenda Zumbi dos Palmares.
"Procure na porta do Ipac, do Iphan ou em qualquer outro órgão se tem um marco do tombamento do Centro Histórico como Patrimônio da Humanidade. Não, o único está aqui nessa casa", diz ele, orgulhoso, em referência à Cantina da Lua. O estabelecimento também já foi prefeitura por um dia, no início da segunda gestão de Mário Kertész, em 1986.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.