Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Osba faz concerto gratuito de Abertura da Temporada 2024 no Pelourinho

Cultura

Osba faz concerto gratuito de Abertura da Temporada 2024 no Pelourinho

O programa inclui uma homenagem ao compositor austríaco Anton Bruckner, celebrando seus 200 anos de nascimento

Osba faz concerto gratuito de Abertura da Temporada 2024 no Pelourinho

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 04 de abril de 2024 às 07:25

A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) realiza neste domingo (7), às 17h, o Concerto de Abertura da Temporada 2024. A apresentação acontece na Igreja de São Francisco, no Terreiro de Jesus, e tem entrada gratuita. Conduzido pelo maestro Carlos Prazeres, o concerto inclui uma homenagem ao austríaco Anton Bruckner (1824-1896), celebrando os 200 anos de nascimento deste importante compositor da música de concerto, com a interpretação de sua “Sinfonia Nº 7 em Mi maior, WAB 107”.

Para o maestro da Osba, comemorar o bicentenário de Bruckner, um compositor ainda pouco conhecido no Brasil, mas muito admirado na Europa, é uma oportunidade de conectar a obra deste artista com o público baiano, já que, segundo Prazeres, a música de Bruckner possui semelhanças com a Bahia como grandiosidade, religiosidade e força. O regente acredita que essa celebração também tem potencial para que novos públicos apreciem o trabalho de Bruckner, especialmente os mais jovens.

“Bruckner influenciou compositores de trilhas para o cinema como John Williams, de ‘Guerra nas Estrelas’ e ‘Harry Potter’. Além disso, muitas pessoas desconhecem que sua obra é cantada até nos estádios de futebol. O riff de guitarra de ‘Seven Nation Army’, música da banda The White Stripes que foi adaptada por torcidas ao redor do mundo, é inspirado na quinta Sinfonia de Bruckner. Isso demonstra como a música deste compositor continua relevante e capaz de se conectar com o público”, diz.

SERVIÇO:
O QUE: Concerto de Abertura da Temporada 2024 da Osba
ONDE: Igreja de São Francisco, no Terreiro de Jesus
QUANDO: Domingo (7), às 17h
QUANTO: Gratuito!