Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Novela Gal Costa: Pedido de exumação do corpo da cantora é negado pela Justiça

Cultura

Novela Gal Costa: Pedido de exumação do corpo da cantora é negado pela Justiça

A juíza da Vara de Registros Públicos entende que o pedido é uma queixa-crime e que, portanto, deve ser encaminhado à polícia

Novela Gal Costa: Pedido de exumação do corpo da cantora é negado pela Justiça

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 10 de abril de 2024 às 09:30

O pedido de exumação do corpo de Gal Costa, feito pelo filho da cantora morta em 2022, Gabriel Costa, foi negado pela Justiça de São Paulo. Segundo o jornal O Globo, o pedido extrapola a esfera administrativa e registral da Vara de Registros Públicos, que foi a designada para analisar o requerimento.

“A questão trazida pelo requerente não é apenas registral, mas também notícia-crime. Os fatos narrados sugerem a prática de delito em face da Sra. Gal Maria da Graça Penna Burgos Costa”, diz a decisão da juíza, ao solicitar que o processo seja encaminhado para a polícia.

Após o início da disputa pela herança de Gal, Gabriel levantou suspeitas sobre a causa da morte de sua mãe. Daí o pedido de exumação. Ele também acusa Wilma Petrillo, empresária e até então viúva da cantora, de tê-lo "envenenado" com remédios controlados. 

Segundo o colunista Gabriel Perline, do iG, a informação consta em ação protocolada em 31 de janeiro. E, nela, o rapaz conta que era obrigado a tomar remédios que o fizeram “ter um abalo psicológico, perder a noção da realidade e até mesmo seu poder de cognição”. Neste estado, ele teria sido “forçado” a assinar documentos que reconheciam a união estável de Gal e Wilma, que podem dar a empresária direito à herança da artista.

“Desde o falecimento da de cujus, o requerente foi submetido por Wilma Teodoro Petrillo a ingerir medicamentos de receita controlada que lhes eram por esta fornecidos, tendo ingressado em estado de tamanho abalo psicológico que teve sua capacidade cognitiva severamente reduzida, além de ter interrompido as atividades escolares”, diz a defesa do jovem.

Já Wilma afirmou, em entrevista ao “Fantástico” exibida no dia 31 de março, que Gabriel estaria sendo manipulado pela nova namorada, que é "30 anos mais velha" que ele. No processo pelo reconhecimento da união estável com Gal Costa, ela solicita também que o rapaz passe por perícia psicossocial. 

Ao jornal O Globo, a advogada de Wilma, Vanessa Bispo, disse ter protocolado o pedido no dia 1º de abril, sob alegação de que Gabriel disse (e depois desdito) em juízo que a mãe e Wilma, a quem tratava por “madrinha”, formavam um casal. “Ele é um jovem de 18 anos recém-completos que saiu de casa e está vivendo sob a influência absoluta da namorada de 50 anos de idade, o que preocupa muito a Wilma”, disse.