Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 28 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Premiado como Melhor Curta Baiano no XIX Panorama, 'É D'Oxum' será reexibido neste domingo

Cultura

Premiado como Melhor Curta Baiano no XIX Panorama, 'É D'Oxum' será reexibido neste domingo

A matinê do Cine Glauber Rocha reprisará ainda "Cosmovisões", de Marcília Cavalcante, e "As Miçangas", de Emanuel L'Avor e Rafaela Camelo

Premiado como Melhor Curta Baiano no XIX Panorama, 'É D'Oxum' será reexibido neste domingo

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 12 de abril de 2024 às 09:30

Retrato da música "É d'Oxum", de Gerônimo e Vevé Calasans, o filme "É D'Oxum: A Força Que Mora N'Água", dirigido por Dayane Sena, será reexibido na matinê do Cine Glauber Rocha, neste domingo (14). A sessão começa às 10h30 e mostra ainda "Cosmovisões", de Marcília Cavalcante, e "As Miçangas", de Emanuel L'Avor e Rafaela Camelo. Os ingressos custam R$ 12 e R$ 6 (meia) e são vendidos no local.

A mostra reprisa filmes premiados no XIX Panorama Internacional Coisa de Cinema, que aconteceu entre os dias 14 e 20 de março. "É D'Oxum: A Força Que Mora N'Água" foi eleito Melhor Curta Baiano pelo Júri Orlando Senna. Já "Cosmovisões" ganhou como Melhor Longa Baiano, pelo mesmo corpo de jurados, e "As Miçangas" foi escolhido o Melhor Curta Nacional pelo Júri Oficial.

O curta "É D'Oxum" apresenta a criação da canção que é uma das obras musicais que melhor traduz o sentimento de pertencimento soteropolitano e baiano. A canção foi lançada em 1985, na trilha sonora da minissérie "Tenda dos Milagres", da TV Globo, na gravação do conjunto MPB-4. Desde então, tem inúmeras outras versões, incluindo a do próprio Gerônimo, consagrando-se como uma espécie de hino extraoficial de Salvador.

O filme tem depoimentos de Gerônimo Santana, Vevé Calasans (in memoriam), Margareth Menezes, Márcia Short, Lia Chaves, Ana Mametto, Daniela Mercury, Edvaldo Brito, Armandinho Macedo, Ubiratan Marques e Roberto Sant’Ana.