Domingo, 04 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Artista baiano com autismo disputa vaga para expor no Museu do Louvre, em Paris

Cultura

Artista baiano com autismo disputa vaga para expor no Museu do Louvre, em Paris

Bernardo Ribeiro Tochilovsky iniciou seu desejo pela pintura ainda na quando criança e utilizava as pinturas como forma de mostrar o que sentia

Artista baiano com autismo disputa vaga para expor no Museu do Louvre, em Paris

Foto: Reprodução/TV Bahia

Por: Metro1 no dia 12 de dezembro de 2024 às 09:40

Atualizado: no dia 12 de dezembro de 2024 às 09:58

O jovem artista baiano Bernardo Ribeiro Tochilovsky iniciou seu desejo pela pintura ainda na quando criança. Com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), desenhar e pintar se tornaram as principais maneiras de Bernardo expor o que sentia. Hoje, o pintor baiano tem a oportunidade de apresentar suas obras em uma das galerias do Louvre, em Paris, na França, caso vença a competição do 1° Prêmio Dama de Ouro. O Louvre é o museu onde está exposta a Monalisa, uma das obras de maior destaque de Leonardo da Vinci.

De acordo com Alejandro Tochilovsky, pai de Bernardo, o artista já expôs em aproximadamente 16 lugares no Brasil e também em outros países, como Portugal e Marrocos. No entanto, a chance de expor no Louvre é única. Se vencer a competição, um dos seus quadros será exibido no Carrossel, uma das seções do Louvre, o maior museu de arte do mundo.

A chance surgiu após exibir suas obras no Dama Art Gallery, na cidade do Porto, em Portugal. Na oportunidade, a pintura "Galo no Sítio" foi selecionada para disputar o Prêmio Dama de Ouro Salão de Arte 2024. No total, 41 artistas foram escolhidos pela curadora Cristina Bernardini. As votações seguirão até o dia 16 de janeiro e podem ser realizadas online neste link.

As pinturas de Bernardo representam as paisagens de Salvador, além de vários animais, como araras, cães, ratos e galos, em uma composição colorida e estimulante. De acordo com Maria Ângela Tochilovsky, mãe do jovem, Bernardo sempre procurou aprender e aprimorar seu talento artístico, independentemente dos obstáculos enfrentados.