
Cultura
Artista baiano com autismo disputa vaga para expor no Museu do Louvre, em Paris
Bernardo Ribeiro Tochilovsky iniciou seu desejo pela pintura ainda na quando criança e utilizava as pinturas como forma de mostrar o que sentia

Foto: Reprodução/TV Bahia
O jovem artista baiano Bernardo Ribeiro Tochilovsky iniciou seu desejo pela pintura ainda na quando criança. Com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), desenhar e pintar se tornaram as principais maneiras de Bernardo expor o que sentia. Hoje, o pintor baiano tem a oportunidade de apresentar suas obras em uma das galerias do Louvre, em Paris, na França, caso vença a competição do 1° Prêmio Dama de Ouro. O Louvre é o museu onde está exposta a Monalisa, uma das obras de maior destaque de Leonardo da Vinci.
De acordo com Alejandro Tochilovsky, pai de Bernardo, o artista já expôs em aproximadamente 16 lugares no Brasil e também em outros países, como Portugal e Marrocos. No entanto, a chance de expor no Louvre é única. Se vencer a competição, um dos seus quadros será exibido no Carrossel, uma das seções do Louvre, o maior museu de arte do mundo.
A chance surgiu após exibir suas obras no Dama Art Gallery, na cidade do Porto, em Portugal. Na oportunidade, a pintura "Galo no Sítio" foi selecionada para disputar o Prêmio Dama de Ouro Salão de Arte 2024. No total, 41 artistas foram escolhidos pela curadora Cristina Bernardini. As votações seguirão até o dia 16 de janeiro e podem ser realizadas online neste link.
As pinturas de Bernardo representam as paisagens de Salvador, além de vários animais, como araras, cães, ratos e galos, em uma composição colorida e estimulante. De acordo com Maria Ângela Tochilovsky, mãe do jovem, Bernardo sempre procurou aprender e aprimorar seu talento artístico, independentemente dos obstáculos enfrentados.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.