Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

'Chega de Caboclo', música de Paulo Costa Lima, é destaque em turnê europeia

Cultura

'Chega de Caboclo', música de Paulo Costa Lima, é destaque em turnê europeia

A música foi incluída no programa do Grupo de Percussão da Unicamp (GRUPU) que passa por países como França, Espanha e Suíça

'Chega de Caboclo', música de Paulo Costa Lima, é destaque em turnê europeia

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 15 de junho de 2018 às 15:22

"Chega de Caboclo", composição do baiano Paulo Costa Lima, professor da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (Ufba), foi incluída no repertório da turnê do Grupo de Percussão da Unicamp (GRUPU), que passa por diversos países da Europa neste mês, incluindo França, Suíça e Espanha.

Sob regência do maestro Fernando Hashimoto, o Grupu interpreta a peça do compositor, inspirada na tradição inventiva dos caboclos brasileiros e baseada na música de influência africana, mas também ameríndia, entre nós. 

“A peça celebra a tradição inventiva de caboclos brasileiros, misturando palavras de ordem da cena cabocla com sonoridades da música percussiva contemporânea e afro-brasileira. Os percussionistas também atuam como faladores, gritando frases em português enquanto tocam, principalmente o bordão da peça 'Chega de Caboclo' - que capta com ironia uma certa aversão da elite aos temas caboclos”, disse Paulo Costa Lima, ao site "Alô Alô Bahia".

Em 2016, a peça "Cabinda, Nós Somos Pretos", também de autoria de Paulo, foi aclamada por público e crítica ao ser executada na Sala São Paulo pela Osesp, sob a regência da maestrina Marin Aslop.