Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Cultura

'Dinheiro de composição não dá para pagar nem condomínio', lamenta Tonho Matéria

Para o músico, o dinheiro "destruiu a composição"

'Dinheiro de composição não dá para pagar nem condomínio', lamenta Tonho Matéria

Foto: Matheus Simoni/Metropress

Por: Alexandre Galvão / Marina Hortélio no dia 17 de julho de 2018 às 18:56

Compositor de talento reconhecido no Brasil, Tonho Matéria lamentou que o dinheiro recebido por composições não dê "nem para pagar o condomínio". "No Brasil não [dá para viver de composição]. Eu tenho mais de 400 músicas gravadas e, quando eu pego às vezes o salário, não dá para pegar nem o condomínio", criticou. 

A situação, segundo ele, é pior ainda "se você não tiver músicas atuais". "Se você não falar a linguagem do que está acontecendo é mais difícil ainda. Eu não consigo [fazer música de vodka e tequila]. Primeiro que eu preciso aprender a beber, que eu nunca bebi. Ir para a balada... eu não consigo", brincou, em entrevista à Rádio Metrópole.

Para Tonho, o dinheiro "destruiu a composição". "Matou a criatividade, porque o dinheiro é como Caetano diz na música: 'A força da grana ergue e destrói coisas belas'. Isso é real, então ergue e ao mesmo tempo destrói. Isso aconteceu com a música porque hoje todo mundo é compositor, qualquer lugar que você anda o cara diz 'eu sou compositor", criticou.