Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Abaixo-assinado pede tombamento de esculturas de Mário Cravo nos Correios da Pituba

Cultura

Abaixo-assinado pede tombamento de esculturas de Mário Cravo nos Correios da Pituba

O motivo da petição é que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos elencou o edifício da Pituba na lista de bens para alienação

Abaixo-assinado pede tombamento de esculturas de Mário Cravo nos Correios da Pituba

Foto: Divulgação

Por: James Martins no dia 20 de setembro de 2018 às 15:30

Um abaixo-assinado virtual, que já conta com adesão de artistas, ativistas e cidadãos de Salvador, solicita à secretária da Cultura do Estado da Bahia, Arany Santana, o tombamento do conjunto escultórico de autoria de Mário Cravo Junior, pioneiro da arte moderna baiana, morto em agosto deste ano.

Tratam-se de três esculturas em latão e cobre martelado e soldado, representando os orixás Oxalá, Exu e Iemanjá. A razão do pedido é que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos elencou o edifício da Pituba na lista de bens para alienação.

Após enumerar informações técnicas sobre as peças, o texto da petição afirma que: "O conjunto escultórico encomendado pela empresa Correios é o que de mais belo realizou Mário Cravo para a cidade de Salvador. O próprio artista reconheceu ser o Exu dos Correios a obra 'mais importante que fez em sua vida'". 

“Tive que fazer três colocações diferentes, porque a área é muito grande, com mais de 200 metros de extensão. Aproveitei um relevo natural do terreno, não permitindo a terraplanagem, para pôr a primeira e a maior: o Barco dos Orixás, onde está a figura de Oxalá, o maior de todos, com 3 m20 de altura. Em volta coloquei as imagens, em relevo, dos 10 orixás", declarou o escultor em matéria do jornal "A Tarde" de 21 de dezembro de 1984.

Conclui o manifesto: "Conforme exposto, interessa para a sociedade baiana a salvaguarda do conjunto escultórico, e sua disposição, mesmo que ele tenha que ser transferido para outro local. É urgente esse tombamento em razão de a empresa Correios já ter inserido em uma lista de bens para alienação, publicada recentemente no Jornal 'O Globo', o edifício em que está localizado o conjunto escultórico". Assine aqui!