Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Chile negocia com Reino Unido devolução de estátua retirada há 150 anos da Ilha de Páscoa

Cultura

Chile negocia com Reino Unido devolução de estátua retirada há 150 anos da Ilha de Páscoa

Uma comitiva chilena desembarcará em Londres neste domingo (18) e tentará convencer autoridades do Museu Britânico a rever a história

Chile negocia com Reino Unido devolução de estátua retirada há 150 anos da Ilha de Páscoa

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 16 de novembro de 2018 às 15:50

Uma comitiva chilena viajará à Inglaterra neste domingo (18) para negociar a devolução ao país do moai de rocha vulcânica Hoa Hakananai'a, que está exposto no Museu de Londres e foi retirado da Ilha de Páscoa, por marinheiros britânicos, há 150 anos. 

Liderada pelo ministro de Bens Nacionais, Felipe Ward, e o presidente do Conselho de Anciãos da ilha, Carlos Edmunds Paoa, a comitiva se reunirá com autoridades da instituição londrina. "Há um raio de esperança porque estão dispostos a conversar", disse Ward à agência Reuters, embora admitindo que o processo para conseguir a devolução do moai à ilha, também conhecida como Rapa Nui, o nome de sua etnia original, será longo.

"O melhor lugar para este moai estar é onde foi construído, e é isso que estamos buscando. Rapa Nui é um museu a céu aberto e tem as condições para proteger algo que nasceu ali, que foi subtraído em circunstâncias suspeitas", acrescentou o ministro.

A reunião no Museu Britânico acontecerá em 20 de novembro. A proposta da comitiva chilena é que, em troca do Hoa Hakananai'a, o museu receba um moai talhado em pedra pelo escultor local Bene Tuki. A comitiva chilena e de Rapa Nui também se reunirá com parlamentares britânicos para abordar a demanda.

Com suas 4 toneladas de peso e 2,42 metros de altura, o Hoa Hakananai'a foi retirado de um sítio cerimonial da ilha em 1868 por tripulantes do navio inglês HMS Topaze, que o presentearam à Rainha Victoria. Mais tarde ela o doou ao Museu Britânico para que este o expusesse.