Cultura

Juarez Paraíso é eleito para a Academia de Letras da Bahia

A cadeira teve como último titular o escritor e professor Edivaldo Boaventura, falecido em agosto deste ano

[Juarez Paraíso é eleito para a Academia de Letras da Bahia]
Foto : Divulgação/ALB

Por Marina Hortélio no dia 11 de Dezembro de 2018 ⋅ 20:00

O artista plástico e professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, Juarez Paraíso, foi eleito ontem (10) para a cadeira número 39 da Academia de Letras da Bahia (ALB). É a primeira vez que um artista plástico é escolhido para ingressar na centenária academia.
 
A cadeira, agora ocupada por Paraíso, teve como último titular o escritor e professor Edivaldo Boaventura, falecido em agosto deste ano. A data da posse do novo acadêmico ainda vai ser anunciada.
 
Com carreira iniciada na década de 1950, Juarez Paraíso ganhou duas premiações no 2º Salão Universitário Baiano de Belas Artes, realizado em 1952, em Salvador. Em seguida, ele se destacou como membro da segunda geração modernista da Bahia e realizou sua primeira exposição individual em 1960, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia.
 
Nos anos 60, o artista plástico produziu importantes trabalhos de arte abstrata em desenho e gravura e em obras murais figurativas e abstratas, ocupando inclusive espaços públicos de Salvador.
 
Para o escritor e professor, Nelson Cerqueira, que também integra a academia, a eleição para a ALB "trata-se de da imortalidade de alguém". "Entre os nomes aventados como possíveis candidatos, Juarez foi considerado o mais forte por sua vasta produção artística, suas atividades acadêmicas e seus trabalhos escritos sobre arte e estética, centenas deles. Considerou-se, nesse caso, o magnífico conjunto da obra", afirmou Cerqueira sobre a escolha de Paraíso para a cadeira 39 da academia.

Notícias relacionadas

[MK entrevista Laurentino Gomes às 11h]
Cultura

MK entrevista Laurentino Gomes às 11h

Por Metro1 no dia 21 de Outubro de 2019 ⋅ 08:57 em Cultura

A entrevista pode ser ouvida através das ondas do rádio, na 101.3, ou ainda pelo aplicativo da Metrópole e também pelo youtube.com/portalmetro1