Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Caetano Veloso fala sobre prisão em documentário: 'Pensei que iam atirar'

Cultura

Caetano Veloso fala sobre prisão em documentário: 'Pensei que iam atirar'

"Narciso em Férias", que será lançado em breve, trará depoimento do cantor sobre os dias na prisão decretada pelo AI-5

Caetano Veloso fala sobre prisão em documentário: 'Pensei que iam atirar'

Foto: Divulgação

Por: James Martins no dia 13 de dezembro de 2018 às 13:10

Caetano Veloso falará sobre os 54 dias que passou na prisão, entre 1968 e 69, no documentário "Narciso em Férias", que será lançado em breve. A notícia foi dada nas redes sociais do cantor e compositor, por ocasião dos 50 anos do AI-5, hoje, 13 de dezembro.

"Ande em frente e não olhe pra trás. Aí eu fiquei com medo e fui andando... pensei que eles iam atirar!", diz o artista no teaser. A postagem não traz, contudo, informações sobre a direção do documentário, nem se haverão outros depoimentos.

"Narciso em Férias" é o título de um dos capítulos de "Verdade Tropical" - livro de memórias críticas que Caetano publicou em 1997 e teve uma edição especial de 20 anos em 2017. Nesse capítulo o autor descreve, com riqueza de detalhes, sua prisão no Rio de Janeiro, que resultou no famoso exílio londrino. Junto com Gilberto Gil, CV foi acusado pelos militares de "desrespeito ao Hino e à Bandeira nacionais".

Outro capítulo de "Verdade Tropical", "Antropofagia", tornou-se livro autônomo em uma publicação conjunta das editoras Penguin e Companhia das Letras. Com esse filme, mais um capítulo ganha vida própria. Aliás, na reedição de 20 anos, Caetano sugere aos leitores preguiçosos diante do volume de 510 páginas a leitura isolada de "Narciso em Férias". Agora será possível vê-lo e ouvi-lo.