Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Filme brasileiro ganha prêmio da Anistia Internacional no Festival de Berlim

Cultura

Filme brasileiro ganha prêmio da Anistia Internacional no Festival de Berlim

Brasil teve participação bastante política na 69ª Berlinale, com filmes que trouxeram às telas personagens da história recente do país, movimentos sociais e questões religiosas e culturais

Filme brasileiro ganha prêmio da Anistia Internacional no Festival de Berlim

Foto: Maz Kullmann / Divulgação

Por: Aline Reis no dia 17 de fevereiro de 2019 às 17:30

O documentário Espero sua (re)volta, dirigido por Eliza Capai e exibido na Mostra Generation 14plus, recebeu neste sábado (16) os prêmios da Anistia Internacional e o Peace Film Prize. O filme aborda, através da voz de três jovens protagonistas, as ações do movimento estudantil de 2013 a 2018, principalmente as ocupações de escolas por estudantes secundaristas em São Paulo. Construindo um mosaico de imagens de arquivo e outras gravadas para o próprio filme, são discutidos temas como a violência policial contra adolescentes, a falta de apoio da população, bem como o racismo e a crescente diferença de classes no Brasil.

Já "Rise", curta-metragem da dupla de artistas Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, recebeu o prêmio Audi Short Film Award. O filme foi gravado em espaços subterrâneos da Comissão de Trânsito de Toronto (Canadá), com artistas e poetas imigrantes.

A coprodução brasileira Breve historia del planeta verde, do argentino Santiago Loza, foi premiada no Teddy Award como melhor longa-metragem de ficção. O prêmio é voltado para filmes com protagonistas LGBTs. O filme também ganhou o prêmio TEDDY READERS’ AWARD, dos leitores do portal QUEER.DE. Em Breve história…, a trans Tania viaja, com dois amigos, a um povoado do interior, onde cresceu, porque sua avó acaba de falecer.