
Cultura
Bixiga 70 é acusada de se apropriar de música dos Tincoãs
Conforme apurado pela reportagem, o prejuízo causado pode chegar a R$ 100 mil

Foto: Divulgação
A banda paulistana Bixiga 70 é acusada de se apropriar de uma música do grupo baiano Os Tincoãs. Segundo apurado pelo Metro1, a música ‘Deixa a Gira Girar’, um dos maiores sucessos do grupo natural de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, foi registrada pela Bixiga 70 no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), em 2013, com o mesmo nome.
Desde então, a banda paulistana vem recebendo pelos direitos autorais. Conforme apurado pela reportagem, o prejuízo causado pode chegar a R$ 100 mil.
Originalmente, a música foi lançada pelos Ticoãs, em 1973. Em 2013, a banda paulistana lançou seu segundo disco. A faixa que abriu o trabalho foi a canção que aborda um tema popular dos terreiros de umbanda.
Procurada pela reportagem, a assessoria jurídica do compositor Mateus Aleluia e dos herdeiros do compositor Dadinho, dois dos três autores da música, confirmou a situação. Informou ainda que há mais de dois anos descobriu que a música foi registrada pelo grupo paulistano.
Acrescentou também que, inicialmente, solicitou à editora Sony Atv, que administra a obra, para adotar as devidas providências, depois procurou diretamente o Bixiga 70 para resolver ao menos a questão do nome dos autores e dano moral, no entanto, não teve nenhum retorno.
A banda paulistana também foi procurada, mas as chamadas não foram atendidas, nem retornadas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.