Cultura

Japoneses celebram 60 anos d''O Barquinho' com regravação em português

O próprio Roberto Menescal, co-autor do clássico, participa da festa que antecipa também seus 83 anos de vida

[Japoneses celebram 60 anos d''O Barquinho' com regravação em português]
Foto : Divulgação

Por James Martins no dia 22 de Outubro de 2020 ⋅ 16:03

Tinha que ser o Japão mesmo: os 60 anos da composição "O Barquinho", obra-prima da dupla Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, estão sendo celebrados por músicos nipônicos em uma regravação já disponível na internet. Com produção musical de Kazuo Yoshida e participação do próprio Menescal, a música é cantada em português por Akiko Morishita, Michinari Usuda, Noriko Ito, Sachiko Yoshino, Nina, Yoshiro Nakamura, Tomoko Nunokami, Saigenji e Kumi Hara.

Para não deixar ponto sem nó, os japoneses tramaram o lançamento para a mesma semana do aniversário do compositor, que completa 83 anos neste domingo (25). O letrista Ronaldo Bôscoli, como sabemos, morreu em 1994. A história da canção feita em 1960 e lançada em 61 por Maysa, João Gilberto e Pery Ribeiro (sim, os três a gravaram, individualmente, naquele ano), porém, tornou-se imortal. Assim como a própria.

Durante um passeio marítimo próximo às cidades de Cabo Frio e Arraial do Cabo, no estado do Rio de Janeiro, o barco tripulado pela dupla e outros amigos ficou à deriva. O som das várias tentativas frustradas de fazer o motor voltar a funcionar inspirou a levada da futura canção que é, sem dúvidas, um dos maiores standard do século XX. Depois, a turma, rebocada por outra embarcação, já no cair do dia, bubuiou cantarolando “O barquinho vai… A tardinha cai”, dando início à letra de Bôscoli.

A homenagem japonesa vem somar-se ao tratamento de amor, cuidado e até veneração que o país, há décadas, lega à bossa nova. Ao contrário do Brasil, cujo presidente atual, por (mal) exemplo, limitou-se a dizer que João Gilberto, o pai do movimento, deveria ser "uma pessoa conhecida", por ocasião de sua morte no ano passado.

Sim, pelo visto João é uma pessoa bem conhecida no Japão, assim como Menescal, Bôscoli, Milton Banana, Tom Jobim, Newton Mendonça, Nara Leão, Johnny Alf, Tião Neto, Marisa Gata Mansa, Cesar Vilela etc. Assista:

Notícias relacionadas

[Cantora Vanusa morre aos 73 anos em Santos]
Cultura

Cantora Vanusa morre aos 73 anos em Santos

Por Luciana Freire no dia 08 de Novembro de 2020 ⋅ 08:21 em Cultura

Em setembro e outubro, Vanusa esteve internada no Complexo Hospitalar dos Estivadores, em Santos, por causa de um quadro grave de pneumonia