Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Economia

Mourão afirma que Macron 'desconhece produção de soja no Brasil'

Declaração foi feita em resposta à crítica do presidente francês sobre plantação da leguminosa e seus impactos no desmatamento da Amazônia

Mourão afirma que Macron 'desconhece produção de soja no Brasil'

Foto: Romério Cunha/VPR

Por: Adele Robichez no dia 13 de janeiro de 2021 às 13:20

O vice-presidente da República Hamilton Mourão respondeu a crítica feita ontem (12) pelo presidente da França, Emmanuel Macron, à política ambiental do Brasil. Segundo ele, o líder francês "desconhece a produção de soja" do país.

Nas suas redes sociais, o chefe do legislativo do país europeu revelou que luta pelo plantio da leguminosa na Europa para não "continuar a depender da soja brasileira", pois, de acordo com ele, isso "seria endossar o desmatamento da Amazônia". Macron afirma que o país que comanda é "coerente com suas ambições ecológicas".

Mourão contestou a fala do presidente francês e afirmou que o presidente "não está bem". "Macron desconhece a produção de soja no Brasil.", declarou. Ele explica que a produção do grão acontece no cerrado e no sul do país. "A produção agrícola na Amazônia é ínfima", disse.

Ainda de acordo com o vice-presidente, a declaração de Macron foi apenas uma externalização dos "interesses protecionistas dos agricultores franceses". Ele acredita que não influenciará outros países a fazerem o mesmo. "Acho que foi discurso interno", avaliou.