Economia
PAC e emendas podem bancar ressarcimento de vítimas de descontos ilegais do INSS, diz Fazenda

Indicação de general por Bolsonaro faz parte da estratégia do governo de colocar militares em postos de comando das estatais
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Após a saída de Roberto Castello Branco da presidência da Petrobras, o presidente Jair Bolsonaro anunciou ontem (19) que o general Joaquim Silva e Luna é o indicado para comandar a estatal.
Indicado pelo próprio Bolsonaro, Joaquim Silva e Luna está na direção da Itapu desde 2019. A indicação faz parte da estratégia do governo de colocar militares em postos de comando das estatais e, com isso, ele será o primeiro militar a assumir a da Petrobras desde 1989, quando o oficial da Marinha Orlando Galvão Filho deixou o cargo.
Silva e Luna tem pós-graduação em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Também é pós-graduado, pela Universidade de Brasília, em Projetos e Análise de Sistemas. Durante a carreira no Exército, Silva e Luna comandou o 6º Batalhão de Engenharia de Construção (1996-1998), em Boa Vista (RR), e a 16ª Brigada de Infantaria de Selva (2002-2004), em Tefé (AM).
General da reserva do Exército, Silva e Luna foi o primeiro militar a exercer o cargo de ministro da Defesa, no governo do ex-presidente Michel Temer. Ele assumiu o cargo em janeiro de 2018 em substituição a Raul Jungmann.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.