Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Receita Federal recebe mais de 5 milhões de declarações em seis dias de prazo

Economia

Receita Federal recebe mais de 5 milhões de declarações em seis dias de prazo

84,8% das declarações entregues até agora terão direito a restituição

Receita Federal recebe mais de 5 milhões de declarações em seis dias de prazo

Foto: Juca Varella/Agencia Brasil

Por: Metro1 no dia 21 de março de 2024 às 17:45

Mais de 5 milhões de contribuintes fizeram a declaração da Receita Federal nos primeiros seis dias do prazo. O equivalente a 11,73% das 43 milhões de declarações esperadas já foram registradas. Até as 14h46 desta quinta-feira (21) a Receita recebeu 5.044.251 declarações. 

As entregas começaram às 8h da última sexta-feira (15) e vai até as 23h59min59s de 31 de maio. Segundo a Receita, o novo prazo foi estabelecido para que todos os contribuintes pudessem acessar à declaração pré-preenchida, a qual é enviada duas semanas após a entrega dos informes de rendimentos pelos empregadores, pelos planos de saúde e pelas instituições financeiras.

De acordo com a pasta, 84,8% das declarações entregues até o presente momento terão direito a restituição, enquanto 8,6% terão que arcar com o pagamento do Imposto de Renda e 6,6% não possuem tributos devidos. A maior partes dos registros foi preenchida a partir do programa de computador (73,6%), mas 15% dos contribuintes recorrem ao preenchimento online, que deixa o rascunho da declaração salvo nos computadores do Fisco (nuvem da Receita), e 11,5% declaram pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.

No total, a declaração pré-preenchida foi utilizada por 45,2% dos contribuintes que entregaram o documento à Receita Federal, que gera uma versão preliminar do documento, bastando confirmar as informações ou retificar os dados. A opção de desconto simplificado representa 58,2% dos envios.