Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Bancos promovem mutirão de negociação financeira até 15 de abril

Economia

Bancos promovem mutirão de negociação financeira até 15 de abril

Podem ser renegociados débitos de cartão de crédito, cheque especial e empréstimos.

Bancos promovem mutirão de negociação financeira até 15 de abril

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 11 de abril de 2024 às 09:41

A edição de 2024 do  Mutirão de Negociação e Orientação Financeira vai até o dia 15 de abril. A iniciativa permite que pessoas endividadas possam negociar os débitos em atraso sem bens dados em garantia. A ação é promovida pelo Banco Central (BC), pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e pelos Procons de todo o país.

Entre as dívidas que podem ser resolvidas no mutirão, estão as relacionadas a cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal e demais modalidades de crédito contratadas em bancos e financeiras. Dívidas com bens dados em garantia (como veículos, motocicletas e imóveis), dívidas prescritas e contratos com as parcelas em dia não podem ser renegociadas.

Quem tem interesse em  participar do mutirão pode discutir a dívida com as instituições financeiras onde têm dívidas. O devedor também pode pedir a renegociação por meio do portal Consumidor.gov.br ou pelos Procons que aderiram à iniciativa. Outras informações sobre o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira estão disponíveis no Meu Bolso em Dia.