
Economia
Não vou privatizar a Companhia Energética de Minas Gerais, diz Lula
Segundo o petista, não há possibilidade de o governo federal aceitar estatais sem viabilidade econômica como forma de pagamento

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (28) que não pretende privatizar a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), mesmo que a União venha a assumir o controle da empresa dentro do programa de renegociação de dívidas dos estados. A declaração foi dada em entrevista à Record Minas.
Segundo o petista, não há possibilidade de o governo federal aceitar estatais sem viabilidade econômica como forma de pagamento. “Então essa dívida foi um acordo, ele pode pagar parte dessa dívida em patrimônio, empresas públicas e tal, e a gente só vai aceitar se as empresas forem rentáveis, a gente não vai aceitar massa falida. E também não vou pegar empresa, ah, então vamos pagar com a Cemig, mas o presidente tem que privatizá-la. Não vou privatizar a Cemig”, disse.
O mecanismo de transferência de empresas estaduais para o controle da União está previsto no Propag (Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados), que permite o abatimento de parte da dívida dos governos regionais com o Tesouro Nacional. No entanto, Minas Gerais ainda não aderiu formalmente ao programa.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.