
Economia
Comissão Europeia leva acordo UE-Mercosul a votação
A Comissão Europeia encaminhou nesta quarta-feira (3) o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul para análise do Parlamento Europeu e dos governos nacionais do bloco. O tratado, concluído em dezembro após mais de duas décadas de negociações, enfrenta resistência interna e não tem aprovação garantida. De um lado, países como Alemanha defendem a implementação do pacto como forma de abrir novos mercados e compensar perdas decorrentes da política tarifária dos Estados Unidos. Do outro, a França lidera a oposição, alegando riscos ambientais e econômicos, e mobiliza aliados para barrar o texto. Para entrar em vigor, o acordo precisa ser ratificado pelo Parlamento Europeu e aprovado por maioria qualificada entre os Estados-membros, que significa pelo menos 15 dos 27 países, representando 65% da população do bloco.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
A Comissão Europeia encaminhou nesta quarta-feira (3) o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul para análise do Parlamento Europeu e dos governos nacionais do bloco. O tratado, concluído em dezembro após mais de duas décadas de negociações, enfrenta resistência interna e não tem aprovação garantida.
De um lado, países como Alemanha defendem a implementação do pacto como forma de abrir novos mercados e compensar perdas decorrentes da política tarifária dos Estados Unidos. Do outro, a França lidera a oposição, alegando riscos ambientais e econômicos, e mobiliza aliados para barrar o texto.
Para entrar em vigor, o acordo precisa ser ratificado pelo Parlamento Europeu e aprovado por maioria qualificada entre os Estados-membros, que significa pelo menos 15 dos 27 países, representando 65% da população do bloco.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.