
Economia
Economistas mantêm previsão da Selic em 15% e reduzem expectativa de juros para 2026
A próxima reunião do Copom acontece nesta quarta

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Pela 12ª semana seguida, economistas consultados pelo Banco Central mantiveram a previsão da taxa Selic em 15%. Para 2026, no entanto, a expectativa caiu pela primeira vez em 32 semanas, passando de 12,5% para 12,38%. A próxima reunião do Copom acontece nesta quarta-feira (17), e a projeção majoritária é de manutenção da taxa básica de juros.
O Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (15), também trouxe revisões em outras variáveis econômicas: a previsão para o dólar recuou pela quarta semana consecutiva, de R$ 5,55 para R$ 5,50. Já a estimativa para a inflação (IPCA) caiu levemente, de 4,85% para 4,83%. A projeção para o PIB de 2025 foi mantida em 2,16%.
Mesmo com sinais de melhora, a inflação ainda está acima da meta central do BC, de 3%. Em junho, o IPCA ultrapassou o teto da meta pela primeira vez desde a adoção do novo modelo contínuo, em janeiro. Para 2026, os analistas mantiveram a expectativa de inflação em 4,30% e reduziram a projeção de crescimento econômico de 1,85% para 1,8%.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.