
Economia
Starbucks vende 60% das operações na China por US$ 4 bilhões
Empresa americana manterá 40% do negócio em joint venture com Boyu Capital, enquanto enfrenta queda de participação no mercado chinês devido à concorrência local

Foto: Canva
A Starbucks anunciou na segunda-feira (3) que venderá o controle de suas operações na China para a firma de investimentos Boyu Capital em um acordo avaliado em US$ 4 bilhões, em uma das alienações mais valiosas de uma unidade chinesa por uma empresa global de consumo nos últimos anos.
Sob o acordo, as empresas operarão uma joint venture com a Boyu detendo uma participação de até 60% nas operações de varejo da Starbucks na China.
A Starbucks manterá uma participação de 40% na joint venture e continuará sendo proprietária e licenciadora da marca e da propriedade intelectual para a nova entidade, informaram as empresas.A Starbucks estima que o valor total de seu negócio de varejo na China excederá US$ 13 bilhões, incluindo os recursos da venda da participação controladora na joint venture para a Boyu, bem como o valor da participação retida pela Starbucks no empreendimento.
A Starbucks está se desfazendo de parte do negócio na China enquanto sua participação no mercado diminuiu nos últimos anos devido à forte concorrência das redes locais de café, que oferecem produtos mais baratos em meio a uma desaceleração econômica que mudou os hábitos dos consumidores. Sua participação no mercado chinês - que abriga mais de um quinto de suas cafeterias - caiu acentuadamente para 14% no ano passado, em comparação com 34% em 2019, segundo dados da Euromonitor International.
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