
Economia
Redução de tarifa é criticada por setores não beneficiados
Governo norte-americano corta tarifa extra de 40% para mais de 200 produtos brasileiros após avanço nas negociações

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
O governo dos Estados Unidos, autorizou nesta quinta-feira (20), a diminuição da tarifa adicional de 40% para produtos Brasileiros. Condorme o Itamaraty, mais de 200 itens foram beneficiados, entre eles café, frutas, carne bovina, petróleo e componentes aeronáuticos.
A decisão é atribuída ao avanço das negociações após a conversa entre Lula e Trump em 6 de outubro. O ex-diretor da OMC, Roberto Azevêdo, afirmou que a redução busca conter pressões inflacionárias nos EUA e não parece condicionada a contrapartidas do Brasil.
Algumas entidades do agro celebraram o recuo, como a Amcham Brasil, que classificou a decisão como “muito positiva”, e a CitrusBR, que destacou o alívio ao setor de laranja. A indústria de pescados, que exporta cerca de US$ 300 milhões anualmente, ficou de fora e criticou a falta de prioridade. A Abipesca afirmou que o setor não foi priorizado nas negociações.
Welber Barral, ex-secretário, afirmou que outras tarifas continuam em vigor, como as de 50% sobre aço, madeira, móveis e alumínio, e alertou para a investigação da Seção 301, que pode impor novos bloqueios.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

