
Economia
Simone Tebet aponta lobbies no Congresso como entrave para avanço da agenda fiscal
Ministra do Planejamento aponta obstáculos legislativos que barram avanço nas reformas fiscais

Foto: Washington Costa/MPO
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que o governo tem enfrentado dificuldades para avançar nas reformas e agendas fiscais consideradas prioritárias.
Segundo ela, obstáculos no Congresso, principalmente a atuação de lobbies, impediram o andamento de propostas como mudanças no BPC, o fim da desoneração da folha, a inclusão do Fundo Constitucional do Distrito Federal no arcabouço fiscal e a PEC dos Supersalários.
De acordo com Tebet, parte das medidas que não avançaram poderia gerar economia de R$ 15 bilhões por ano. Ela destacou que o Legislativo também encontra dificuldades para conduzir pautas relacionadas à revisão de gastos e que a agenda fiscal não evoluiu no ritmo considerado necessário pela equipe econômica.
A ministra participou do encontro anual da Febraban, em São Paulo, onde defendeu que agentes do mercado apoiem o governo na articulação política. Segundo Tebet, a colaboração do setor financeiro pode contribuir para destravar as propostas e acelerar a agenda fiscal no Congresso Nacional.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

