
Economia
Setores atingidos pelo tarifaço de Trump: veja o que muda com a retirada da taxa de 40%
Casa Branca anunciou a derrubada da tarifa adicional de 40% sobre uma série de produtos brasileiros

Foto: Canva imagens
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou nesta quinta-feira (20) uma nova ordem executiva retirando a tarifa extra de 40% que incidia sobre uma série de produtos brasileiros. A medida ocorre em meio ao avanço das negociações bilaterais e representa um alívio para setores relevantes das exportações do Brasil.
No fim de julho, o governo americano havia imposto a cobrança adicional de 40%, somada à tarifa recíproca de 10% aplicada globalmente, o que elevou o custo total para 50%. Naquele momento, porém, o decreto já trazia quase 700 exceções, incluindo suco de laranja e itens da indústria de aviação.
Na semana passada, Trump revogou a tarifa recíproca de 10% para produtos como carne bovina, banana, café e tomate, em meio à pressão interna para conter o custo de vida nos Estados Unidos. Apesar disso, a Casa Branca havia mantido a sobretaxa de 40% para o Brasil. Agora, com a nova decisão, diversos produtos deixam de pagar a tarifa extra. Itens como carne e café, que chegaram a enfrentar uma taxação total de 50%, passam a entrar no mercado americano sem cobrança adicional.
Veja os principais setores contemplados pelo alívio tarifário nesta quinta-feira e os que ficaram de fora: Café; Carne; Frutas como abacate, goiaba, manga, banana, açaí e cacau, além de nozes, água de coco, açaí, especiarias, vegetais, raízes e tubérculos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

