Setor de serviços recua 1 % em agosto, diz IBGE
Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados nesta terça-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o setor de serviços teve uma queda de 1% no mês de agosto se comparado ao mês de julho. [Leia mais...]
![Setor de serviços recua 1 % em agosto, diz IBGE [Setor de serviços recua 1 % em agosto, diz IBGE]](https://www.metro1.com.br/noticias/43575,setor-de-servicos-recua-1-em-agosto-diz-ibge-3.jpg)
Por Paloma Morais no dia 17 de Outubro de 2017 ⋅ 14:50
Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados nesta terça-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o setor de serviços teve uma queda de 1% no mês de agosto se comparado ao mês de julho. É a segunda vez seguida que o setor apresenta recuo em seus números que já tinha registrado 0,8% no mês de julho.
Quando comparado ao mês de agosto de 2016, os serviços também apresentaram queda de 2,4% e também apontaram queda no acumulado do ano (-3,8%) e no acumulado de 12 meses (-4,5%).
Na passagem de agosto para julho deste ano, entre as atividades pesquisadas, duas tiveram queda: os serviços prestados a famílias (-4,8%) e atividades turísticas (-3,1%). Já as outras tiveram alta: os serviços profissionais, administrativos e complementares (1,6%), e outros serviços (1%), transportes, serviços auxiliares de transportes e correio (0,7%) e serviços de informação e comunicação (0,3%).
As maiores quedas no setor de serviços entre as 27 unidades da federação pesquisadas, aconteceram em Alagoas (-5,9%), Paraíba (-3,6%) e Amazonas (-2,9%). Já os estados que apresentaram crescimento foram Roraima (9,8%), Bahia (3,8%) e Piauí (3,5%).