Comércio varejista baiano cai 2% em fevereiro
O mês de fevereiro não foi dos melhores para o comércio varejista na Bahia. O setor registrou uma queda de 2,0% quando comparado ao mesmo mês do ano de 2017. [Leia mais...]
![Comércio varejista baiano cai 2% em fevereiro [Comércio varejista baiano cai 2% em fevereiro]](https://www.metro1.com.br/noticias/52888,comercio-varejista-baiano-cai-2-em-fevereiro-3.jpg)
Por Matheus Morais no dia 11 de Abril de 2018 ⋅ 14:00
O mês de fevereiro não foi dos melhores para o comércio varejista na Bahia. O setor registrou uma queda de 2,0% quando comparado ao mesmo mês do ano de 2017. No varejo nacional as vendas cresceram em 1,3%, em relação à mesma base de comparação. Na análise sazonal, a taxa do comércio varejista no estado apresentou variação negativa de 1,1%. Os dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia.
Segundo a Superintendência, o resultado das vendas na Bahia no mês de fevereiro reflete não somente a restrição orçamentária, bem como a confiança dos consumidores quanto ao comportamento da economia. Passada as festas de fim de ano, os consumidores normalmente voltam à atenção para as suas despesas com matrícula e materiais escolares, pagamentos de impostos, como IPTU e licenciamento de veículos. Atrelado a essa questão, tem-se às perspectivas menos otimistas dos consumidores, resultando em um comportamento mais cauteloso dos consumidores ao realizarem os seus gastos.
De acordo com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas em fevereiro houve um recuo no índice de 1,4 pontos, ao passar de 88,8 para 87,4 pontos. Outro aspecto a ser destacado é que o segmento de Móveis e eletrodomésticos que vinha registrando taxas elevadas apresentou nesse mês crescimento mais aquém de 3,3%.