Economia
FMI melhora previsão do PIB brasileiro para 2018
Apesar de representar um aumento de 0,4 ponto percentual em relação à última estimativa apresentada em janeiro, a performace ainda está distante da média global e das economias emergentes. [Leia mais...]
Foto: Stephen Jaffe/FMI
O Fundo Monetário Internacional melhorou a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto brasileiro em 2018. Segundo o relatório divulgado hoje (17), a economia do país deve avançar 2,3% neste ano. Apesar de representar um aumento de 0,4 ponto porcentual em relação à última estimativa apresentada em janeiro, a performance ainda está distante da média global e das economias emergentes.
Para o ano que vem, o FMI prevê um crescimento de 2,5%, maior que a estimativa anterior de alta de 2,1%. "Após profunda recessão em 2015-16, a economia do Brasil voltou a crescer em 2017 (1%) e espera-se que melhore para 2,3% em 2018 e 2,5% em 2019, impulsionado por consumo privado e investimento mais fortes", declarou o FMI, no relatório "World Economic Outlook".
No documento, o fundo cita ainda que a inflação no Brasil está próxima do valor mais baixo registrado na série histórica. O FMI ainda afirma que o crescimento esperado para 2018 e 2019 deve ser sustentado pelo consumo e investimento privado mais fortes. Já no médio prazo, o desenvolvimento esperado é de 2,2%, devido ao impacto do "envelhecimento da população e pela produtividade estagnada".
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.