
Economia
Setor de serviços recua de janeiro para fevereiro, mas cresce em relação a 2018
Segundo o IBGE, resultado positivo foi influenciado pelos segmentos de transportes e serviços profissionais

Foto: Divulgação
O volume do setor de serviços na Bahia caiu 0,5% de janeiro para fevereiro, na série com ajuste sazonal, de acordo com dados divulgados hoje (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O recuo segue a tendência da média nacional (-0,4%) em um mês de resultados negativos em 22 dos 27 estados.
Embora o setor tenha registrado queda em relação ao mês imediatamente anterior, os serviços baianos tiveram, em 2019, um fevereiro melhor que o de 2018, com crescimento de 4,1% . Foi o primeiro resultado positivo nessa comparação depois de quatro quedas seguidas (desde outubro de 2018) e o melhor para um mês de fevereiro desde 2014 (7,4%).
O avanço foi influenciado pelos desempenhos positivos dos segmentos de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (11,3%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (10,4%). Já as principais pressões negativas vieram dos serviços de informação e comunicação (-3,9%) e dos serviços prestados às famílias (-4,1%).
Com o resultado de fevereiro, o acumulado do ano de 2019 apresenta variação positiva de 0,2% em comparação com o ano anterior. Porém, nos 12 meses encerrados em fevereiro, o resultado ainda é negativo (-2,3%), diferentemente do país como um todo, onde se verifica uma variação positiva nesse indicador (0,7%).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.