Economia

Em quatro meses, pequenos negócios criam quase 300 mil empregos

Levantamento do Sebrae aponta, porém, que saldo de postos gerados pelo segmento em 2019 ainda é menor que no mesmo período do ano passado

[Em quatro meses, pequenos negócios criam quase 300 mil empregos]
Foto : Tânia Rêgo/Agência Brasil

Por Juliana Rodrigues no dia 29 de Maio de 2019 ⋅ 13:00

Os pequenos negócios voltaram a responder pela geração de novos empregos em abril, de acordo com levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

No mês passado, o segmento gerou 93,7 mil postos de trabalho formais, saldo quase três vezes maior que o gerado pelas médias e grandes empresas, além de representar 72,3% do total de empregos gerados no país no mesmo período, que foi de 129,6 mil.

No acumulado dos primeiros quatro meses do ano, os pequenos negócios abriram quase 300 mil novos empregos, enquanto as médias e grandes empresas criaram apenas 20,3 mil novas vagas. Porém, quando se considera o primeiro quadrimestre deste ano, o saldo de postos de trabalho gerados pelas micro e pequenas empresas ainda está 14,4% abaixo do saldo gerado no mesmo período do ano passado.

Notícias relacionadas

[Setor de serviços cai 0,2% em agosto, diz IBGE]
Economia

Setor de serviços cai 0,2% em agosto, diz IBGE

Por Juliana Rodrigues no dia 11 de Outubro de 2019 ⋅ 11:20 em Economia

Índice representa o quinto resultado negativo registrado em 2019 e foi puxado pela queda nas atividades ligadas aos transportes