Economia

PIB do Brasil cai 0,2% no primeiro trimestre de 2019

Segundo agentes do mercado financeiro, resultado está dentro do esperado e confirma a leitura de maior fraqueza da atividade econômica neste começo de ano

[PIB do Brasil cai 0,2% no primeiro trimestre de 2019]
Foto : Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Matheus Simoni no dia 30 de Maio de 2019 ⋅ 09:11

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro recuou 0,2% no 1º trimestre, na comparação com o último trimestre do ano passado. Os dados foram divulgados hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desde 2016 a economia brasileira não tinha uma queda.

Segundo agentes do mercado financeiro, resultado está dentro do esperado e confirma a leitura de maior fraqueza da atividade econômica neste começo de ano e piora das expectativas em relação ao ritmo de recuperação da economia. O recuo confirma a fraqueza da economia na largada de 2019, o que preocupa analistas. Diante das dificuldades em diferentes setores, projeções de crescimento do PIB ao final deste ano têm sido atualizadas para baixo.

Não houve revisão do resultado do 4º trimestre de 2018, que registrou alta de 0,1% na comparação com os 3 meses anteriores, afastando assim a chance do país já ter entrado em uma recessão técnica. Na comparação com o primeiro trimestre de 2018, a economia apresentou alta de 0,5%. O PIB é um índice que serve para medir a atividade econômica, calculando a soma de todas as riquezas produzidas por um país, dentro de um determinado período. Todos os países calculam o seu PIB nas suas respectivas moedas.

Notícias relacionadas

[Setor de serviços cai 0,2% em agosto, diz IBGE]
Economia

Setor de serviços cai 0,2% em agosto, diz IBGE

Por Juliana Rodrigues no dia 11 de Outubro de 2019 ⋅ 11:20 em Economia

Índice representa o quinto resultado negativo registrado em 2019 e foi puxado pela queda nas atividades ligadas aos transportes