Economia

Mercosul e União Europeia fecham acordo de livre-comércio

O tratado, que abrange bens, serviços, investimentos e compras governamentais, vinha sendo discutido há duas décadas por europeus e sul-americanos

[Mercosul e União Europeia fecham acordo de livre-comércio]
Foto : Frederico Mellado/ARG/Flick

Por Alexandre Galvão no dia 28 de Junho de 2019 ⋅ 13:51

Após vinte anos de negociação, o Mercosul e a União Europeia finalizaram as tratativas para acordo entre ois dois blocos, segundo duas fontes do governo brasileiro informaram ao Estado. O comunicado oficial deve sair em breve.

O tratado, que abrange bens, serviços, investimentos e compras governamentais, vinha sendo discutido há duas décadas por europeus e sul-americanos. A rodada final de negociações foi iniciada por técnicos na semana passada. 

O acordo entre Mercosul e União Europeia representa um marco. É o segundo maior tratado assinado pelos europeus, perde apenas para o firmado com o Japão, segundo integrantes do bloco, e o mais ambicioso já acertado pelo Mercosul, que reúne Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

O acordo permitirá que a maior parte dos produtos seja comercializada entre os blocos com tarifa zero. Haverá um calendário para que isso ocorra. Os europeus eliminarão mais rapidamente as tarifas, mas vão manter cotas de importação em alguns produtos agrícolas. Para o Mercosul, pode levar uma década para que boa parte das alíquotas seja zerada.

Notícias relacionadas