Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Economia

Estados do NE tentam deter saída de investimentos da Petrobras

Principal frente de atuação das autoridades nordestinas será o Congresso Nacional, na tentativa de aprovar projetos que possam barrar venda de ativos

Estados do NE tentam deter saída de investimentos da Petrobras

Foto: Tania Regô/ Agência Brasil

Por: Juliana Almirante no dia 02 de dezembro de 2019 às 09:45

Os governadores dos estados do Nordeste do país começaram uma ação coordenada, a fim de enfrentar a redução da presença da Petrobras na região e ainda pressionar para que a estatal retome os investimentos. 

Reportagem da Folha de hoje (2) mostra que os nove gestores da região manifestaram preocupação com a venda e arrendamento de ativos da estatal. Eles ainda pontuam que a Petrobras tem um alto impacto na geração de emprego e renda.

“Estamos extremamente preocupados com o que já foi feito e com o que ameaçam fazer. Nos parece uma completa venda e fechamento de ativos da Petrobras na nossa região”, disse o governador da Bahia Rui Costa (PT).

A principal frente de atuação das autoridades nordestinas será o Congresso Nacional, onde tramitam projetos de lei que condicionam a venda de ativos estratégicos da Petrobras à autorização do Senado e da Câmara dos Deputados. Se uma lei desse tipo for aprovada, a venda de ativos no Nordeste pode ser travada. 

Os governadores acreditam que, além da bancada de oposição ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), a pauta pode atrair votos de deputados e senadores governistas em estados nos quais a Petrobras pretende vender seus ativos.

A estatal alega, no entanto, que a venda de ativos acontece em vários estados e não está concentrada no Nordeste. O processo é resultado do processo de desinvestimento e redução de gastos da empresa, ampliado nos últimos três anos.

O plano prevê repasse de 50% da capacidade de refino para empresas privadas. Isso inclui três das refinarias do Nordeste: Landulpho Alves, na Bahia, Abreu e Lima, em Pernambuco, e a fábrica de lubrificantes Lubnor, no Ceará.