Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 17 de março de 2024

Economia

Na gestão Bolsonaro, Receita Federal apura contratos da TV Globo com celebridades

Emissora tem sido alvo de ameaças do presidente ,que também ataca outros veículos de imprensa

Na gestão Bolsonaro, Receita Federal apura contratos da TV Globo com celebridades

Foto: Divulgação

Por: Juliana Almirante no dia 17 de janeiro de 2020 às 10:20

A Receita Federal exigiu os contratos da TV Globo com celebridades da emissora e do cinema brasileiro, de acordo com reportagem da Veja publicada hoje (17). 

A emissora tem sido alvo de ameaças do presidente Jair Bolsonaro, que também ataca outros veículos de imprensa. 

Depois de receber os dados, o Fisco passou a enviar cartas de autuação aos endereços de diferentes artistas contratados pela emissora. A reportagem não detalhou os nomes das celebridades, mas informou que são “do primeiríssimo escalão” de atores e atrizes da Globo.

A Receita deu o prazo 20 dias para que os globais justifiquem a opção pelo contrato de pessoa jurídica, o conhecido “PJ”, em lugar do antigo “CLT” com a Globo. O Fisco considera que arranjo  configura fraude na “relação de emprego”. Aos globais, são dadas duas ordens na intimação:

Com isso, o órgão quer cobrar dos globais o imposto de renda de pessoa física (27,5%), já que o imposto de pessoa jurídica é menor (de 6% a 15%), além de multa (até 150%) e juros dos últimos 5 anos de contrato.

O defensor jurídico dos artistas da Globo, Leonardo Antonelli, afirma que os procedimentos da Receita não passam de retaliação política. “Para destruir a Globo vale tudo. O governo desconsidera sua política pública de ‘pejotização’ e, ao mesmo tempo, atinge a cultura com uma cobrança tributária superior a aquilo que os artistas ganharam”, diz o advogado.