Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Presidente da Fieb critica falta de política industrial para retomada da economia

Economia

Presidente da Fieb critica falta de política industrial para retomada da economia

Para Ricardo Alban, preocupação maior está relacionada às pequenas empresas e indústrias atingidas pela pandemia

Presidente da Fieb critica falta de política industrial para retomada da economia

Foto: Metropress

Por: Matheus Simoni no dia 06 de julho de 2020 às 09:21

 O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Ricardo Alban, criticou a falta de uma política industrial para minimizar os impactos da pandemia de coronavírus na indústria baiana. Em entrevista hoje (6) a Mário Kertész, durante o Jornal da Bahia no Ar da Rádio Metrópole, ele afirmou que a preocupação principal da entidade é a proteção de pequenas e médias empresas e indústrias por conta do encadeamento produtivo do estado.

"Mesmo as grandes indústrias que talvez tenham a capacidade financeira melhor para administrar esse momento, elas precisam de encadeamento produtivo. Nos preocupa muito a dificuldade de acesso ao crédito e de manter o quadro funcional. Operário da indústria sempre é um operário especializado. Dispensar funcionários e colaboradores da indústria é a última opção. Mas, já vinhamos de um momento bastante depressivo para o setor industrial brasileiro e baiano, que têm perdido espaço sistematicamente", disse Alban.

"Temos que tirar algumas lições da pandemia e algumas delas é de que precisamos de uma política industrial. Temos sucesso da agricultura e que não podemos replicar isso no sucesso da indústria e de outros setores importantes para nossa economia", acrescentou.

O dirigente afirmou que o período da ditadura militar foi o único que, de fato, houve uma política industrial "de começo, meio e fim". Segundo Alban, os governos seguintes não adotaram medidas para fomentar o segmento de modo efetivo. "A última política industrial de começo, meio e fim foi na época dos militares. Na verdade, na época da ditadura militar, tivemos uma política industrial. Óbvio que hoje não podemos ver os mesmos parâmetros que antigamente, a realidade é outra. Não podemos pensar como monopólio de uma política industrial estatal e protecionismo, mas fazíamos uma política industrial como os EUA e a Europa passou a fazer", avaliou. 

Alban alertou: "O mundo inteiro, seguramente, depois dessa experiência da pandemia, que infelizmente sabemos que não será a primeira e nem a última, todos vão revisitar sua cadeia de valores e revisar a estratégia industrial. Não só para aquela produção estratégica, mas para o dia a dia mesmo. Não podemos estar eternamente em nova realidade e um novo tempo". 

O presidente da Fieb comentou a atuação do Cimatec durante a pandemia. Segundo ele, a busca de respiradores, equipamentos cruciais no atendimento médico durante a pandemia, foi amortizada com o trabalho do complexo tecnológico. "Falou-se tanto de respirador com esses problemas que têm aí. Ficou um mercado, me desculpe a expressão, prostituído totalmente. No afã e na ânsia de se conseguir os respiradores, que é um equipamento fundamental, foram feitos qualquer tipo de negócio. A grande vantagem foi um projeto que começou no Cimatec, junto com as Forças Armadas, de recuperação dos respiradores espalhados pelo país. Nós fomos o número 1 em recuperação de respiradores. Colocamos mais de 1,5 mil respiradores operacionais nesse momento crítico", disse o dirigente.