
Educação
Permanência de alunos na universidade é desafio, considera candidato a reitor da Ufba
Paulo Miguez foi entrevistado junto com Penildon Silva Filho, candidato a vice-reitor da Ufba, no Jornal da Metropole no Ar

Foto: Victoria Alves - Metropress
Em entrevista à Rádio Metropole, nesta segunda-feira (23), Paulo Miguez, candidato a reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), junto ao candidato a vice-reitor, Penildon Silva Filho, falaram sobre os principais desafios da universidade pública. A diminuição do orçamento para assistência estudantil e manutenção dos custos da universidade são temas latentes.
"Em 2021, nós tivemos um orçamento com R$ 1 milhão a menos que em 2010. Em 2010, tínhamos menos 15 mil alunos de graduação e menos 30 cursos de graduação, e menos prédios construídos. Hoje nós temos dificuldade de poder saldar com os compromissos da universidade", explicou Penildon.
O candidato a reitor, Paulo Miguez, salientou esse déficit. Para Miguez, a maior dificuldade atualmente é fazer com que os alunos permaneçam na universidade. "Hoje o grande desafio já não é mais a entrada, é a permanência", afirmou, ao salientar que a política de cotas teria aberto as portas da universidade federal a jovens que antes não tinham essa oportunidade.
Miguez, que atualmente é vice-reitor da Ufba, ressaltou que, durante a pandemia, a universidade perdeu muitos alunos. "Tivemos um grau elevado de evasão de estudantes, porque a situação econômica deles é muito difícil".
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.