Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Educação

/

“O grande desafio é continuar resistindo”, diz Paulo Miguez sobre mandato de reitor da UFBA

Educação

“O grande desafio é continuar resistindo”, diz Paulo Miguez sobre mandato de reitor da UFBA

Recém-nomeado, Miguez será reitor da universidade pelos próximos quatro anos 

“O grande desafio é continuar resistindo”, diz Paulo Miguez sobre mandato de reitor da UFBA

Foto: Fernanda Vilas Boas/Metropress

Por: Gabriel Amorim no dia 18 de agosto de 2022 às 08:30

O novo reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), nomeado para um mandato de quatro anos, até 2026, Paulo Miguez, foi entrevistado na manhã desta quinta-feira (18) por Mário Kertész, dentro do Jornal da Bahia no Ar. Na conversa, o novo reitor falou sobre os desafios que vai enfrentar à frente da universidade, uma comunidade de 60 mil pessoas. “O grande desafio é continuar resistindo”, analisa.

Depois de oito anos como vice-reitor, Miguez aponta que, independente do resultado das eleições presidenciais, os desafios ainda estarão presentes.  “As dificuldades são imensas. imaginamos que teremos um ano solar com outras condições políticas, mas ainda teremos desafios imensos, principalmente do ponto de vista orçamentário. Em 2023 teremos ainda um orçamento elaborado por esse governo, e que portanto desconhece a importância da educação”, acredita.

Segundo Miguez, os cortes orçamentários ultrapassam R$ 12 milhões e atingem os custos básicos da instituição. “Esse corte faz com que essa comunidade não tenham os serviços adequados para as atividades que realizam na pesquisa, ensino e extensão”, explica o novo reitor.

Miguez ainda chama atenção para a diferença da modificação do orçamento em comparação com anos anteriores.  “Diferente de anos passados, em que tivemos bloqueios e contingenciamentos, modalidades de estrangulamento orçamentários que podem ser afrouxadas, mas esse ano houve o corte, o que significa, certamente, uma dificuldade ainda maior para a universidade cumprir sua missão”, aponta.

Apesar dos desafios, Paulo Miguez acredita que a Ufba seguirá resistindo. “A universidade está preparada para continuar na defesa dos seus princípios e de sua natureza e saberá enfrentar mais essa tentativa de impedir que ela cumpra a missão de ser a aposta mais importante que a sociedade faz", afirma.

A nomeação de Paulo Miguez e Penildon Silva Filho para os cargos de reitor e vice-reitor respectivamente aconteceu na última sexta-feira (12). A posse acontece em Brasília nos próximos dias. A escolha de Miguez, respeitando a escolha da comunidade acadêmica, foi assunto de cada da edição desta semana do Jornal da Metropole.