
Educação
Mudança no Sisu amplia chance de ingresso em universidades com uso de nota mais alta das últimas provas
Alteração aguarda análise da CCJ e do Senado

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que altera as regras do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), permitindo que estudantes utilizem a melhor nota obtida nas duas edições mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em vez de apenas a última, como é exigido atualmente. A medida busca ampliar as possibilidades de acesso ao ensino superior.
A proposta original, que previa o adiamento da matrícula por até quatro semestres para estudantes em missão religiosa, foi modificada e esse trecho retirado. A nova versão mantém o foco na flexibilização do uso das notas do Enem, favorecendo também candidatos que optem por conciliar outras atividades antes de iniciar a graduação.
O texto faz parte do substitutivo apresentado por Duda Ramos (MDB-RR) ao Projeto de Lei 2533/22, de autoria de Dr. Frederico (PRD-MG). Segundo Ramos, a mudança permite que o estudante escolha o melhor desempenho para ingressar na universidade. A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo, antes de seguir ao Senado.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.