Educação
Diplomas universitários passam a ser exclusivamente digitais em instituições vinculadas ao MEC

Segundo o MEC, 59,2% das crianças da rede pública têm habilidades básicas de leitura e escrita; meta era 60%
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo
O Brasil ficou abaixo da meta de alfabetização infantil prevista para 2024. De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Ministério da Educação, 59,2% das crianças da rede pública desenvolveram habilidades básicas de leitura e escrita — o objetivo era atingir 60%.
Apesar do resultado abaixo do esperado, houve avanço em relação a 2023, quando 56% dos estudantes estavam alfabetizados. O desempenho atual recupera o patamar de antes da pandemia de Covid-19.
Segundo o ministro Camilo Santana, o resultado pode ter sido afetado pela situação de calamidade no Rio Grande do Sul neste ano, o que teria comprometido o desempenho educacional no estado. A estimativa inicial da área técnica era de que o país alcançasse 60,2%.
O Indicador Criança Alfabetizada considera alfabetizadas as crianças que conseguem:
A avaliação, feita entre outubro e novembro de 2024, envolveu cerca de 2 milhões de alunos de 42 mil escolas públicas. As provas incluem 16 itens de múltipla escolha, duas perguntas abertas e uma proposta de produção textual.
Panorama nacional
Onze estados atingiram a meta de 60%: Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Paraíba e outros não especificados. Entre os municípios, 58% aumentaram o índice de alfabetização, e 53% atingiram suas metas individuais.
Já estados como Bahia, Sergipe, Maranhão, Pará, Amapá, Alagoas, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul ficaram abaixo do nível nacional e serão foco de ações do MEC.
Adesão e metas futuras
Em 2024, apenas Roraima não aderiu ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada — o estado alegou dificuldades para aplicar a prova em áreas indígenas, mas se prepara para aderir em 2025.
A meta para o próximo ano é de 64%. O plano do governo é aumentar esse percentual progressivamente até 2030, quando se pretende alcançar 80% de alfabetização infantil.
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