
Educação
Lula defende mais investimentos em educação e critica elite financeira
Presidente diz que investir em ensino é prioridade

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Durante evento com estudantes em São Bernardo do Campo (SP) neste sábado (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu ampliar os investimentos em educação, mesmo enfrentando resistência da Faria Lima. Ele também propôs criar uma doutrina latino-americana de educação para reforçar a independência regional.
Lula destacou que a educação é essencial para reduzir desigualdades, sobretudo entre mulheres, negros e indígenas, e defendeu a universalização do programa Pé-de-Meia, que paga bolsas a alunos do ensino médio.
"É difícil, a Faria Lima vai brigar com a gente, o banqueiro vai reclamar. 'Nossa, esse governo está gastando R$ 13,8 bilhões com o Pé-de-Meia. Poderia estar aqui na Faria Lima para a gente ganhar mais dinheiro'”, afirmou. "Eu não quero prejudicar ninguém, mas quero que a filha da empregada doméstica possa fazer o Enem ao lado do filho da patroa dela”, completou.
O presidente ainda incentivou os jovens a participarem da política e criticou a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara. O evento contou com a presença dos ministros Camilo Santana (Educação) e Fernando Haddad (Fazenda).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.