Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Esportes

/

Contra opressões, americana faz gesto político no pódio e repete ação de 53 anos

Esportes

Contra opressões, americana faz gesto político no pódio e repete ação de 53 anos

Raven Saunders fez um "xis" para falar da "intersecção onde todas as pessoas oprimidas se cruzam"

Contra opressões, americana faz gesto político no pódio e repete ação de 53 anos

Foto: AP Photo

Por: André Uzêda no dia 02 de agosto de 2021 às 09:01

A atleta norte-americana Raven Saunders conquistou a medalha de prata de arremesso de peso e quando subiu ao pódio elevou os braços no ar em forma de X. Questionada sobre o significado do gesto, disse que "é a intersecção onde todas as pessoas oprimidas se cruzam".

A atleta de 25 anos repetiu no pódio um gesto político, a exemplo dos seus compatriotas Tommie Smith e John Carlos, atletas dos 200 metros rasos, que ficaram, respectivamente, com as medalhas de ouro e bronze nas Olimpíadas de 1968, na Cidade do México. Durante a cerimônia do pódio, há 53 anos, eles abaixaram a cabeça e ergeram o punho em sinal aos Panteras Negras, movimento de luta por igualdade civil entre os negros americanos.

Raven Saunders estreou nos Jogos do Rio2016. E desabafou após a medalha em Tóquio. "Eu faço parte de muitas comunidades", acrescentou, citada pela BBC. A atleta, que é afro-americana e homossexual, falou sobre a sua luta contra a depressão e quis deixar uma mensagem: "Força para todos os negros, Força para a minha comunidade LGBTQ. Força para todas as pessoas a lidar com questões de saúde mental. Há tantas pessoas a olhar para nós, a ver se dizemos alguma coisa, se erguemos a voz por elas".

O Comité Olímpico Internacional permite aos atletas "expressar os seus pontos de vista" nas conferências de imprensa, mas não no pódio. O COI ainda avalia se Saunders receberá alguma punição.