Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 06 de abril de 2024

Esportes

Após renúncias, Conselho Fiscal do Vitória fica com apenas um membro

Oposição afirma que estatuto clube exige a presença de cinco membros e tenta convocar novas eleições

Após renúncias, Conselho Fiscal do Vitória fica com apenas um membro

Foto: Leticia Martins / ECV

Por: Rodrigo Meneses no dia 11 de agosto de 2021 às 16:34

O conselheiro Paulo Roberto Costa Sá Barreto renunciou ao seu posto no Conselho Fiscal do Vitória. Agora, o órgão passa a funcionar apenas com o seu presidente, Jailson Reis. Na semana passada outros três membros renunciaram ao cargo. 

No último domingo (08), Jailson protocolou o pedido de afastamento do presidente do Vitória, Paulo Carneiro. A solicitação também abrange todo o Conselho Diretor do clube. Jailson elaborou o parecer reprovando as contas da gestão Paulo Carneiro e apresentará o relatório na reunião do Conselho Deliberativo marcada para o próximo dia 23.  

Segundo o conselheiro Vanter Coutinho, eleito pela Frente Vitória Popular, a formação atual do Conselho Fiscal está em desacordo com o regimento do clube. O artigo 50 estabelece que o Conselho Fiscal deve funcionar com, no mínimo, cinco conselheiros.

O entendimento de Vanter e outros membros da oposição é que novas eleições precisam ser convocadas para eleger um novo conselho fiscal e uma nova diretoria. O grupo Frente Vitória Popular está com uma campanha para convocar uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) e assim realizar novas eleições. 

Para convocar a AGE, é necessário1/5 das assinaturas dos sócios votantes, aqueles com 18 meses de associação e estejam adimplentes. “A gente ainda não tem essa lista com a quantidade de sócios aptos a votar”, afirma Vanter. 

O Vitória entra em campo logo mais às 19h para enfrentar o Cruzeiro, em Belo Horizonte (MG). O time rubro-negro está abrindo a zona de rebaixamente na 17ª posição com 13 pontos. O Cruzeiro está duas casas acima com 16 pontos.