
Esportes
Bahia quebra tabu contra o Palmeiras nos 90 anos de Evaristo de Macedo, técnico em 1988
Último triunfo do Tricolor, como mandante, em cima do Verdão foi justamente sob o comando do treinador, há 35 anos; jogo fez parte da campanha do segundo título nacional

Foto: Divulgação/EC Bahia
Além de interromper um jejum de oito jogos consecutivos na noite de quarta-feira (21), o Bahia quebrou um tabu de 35 anos sem vencer o Palmeiras como mandante. E o resultado positivo veio com um significado especial: o último triunfo em casa sobre o Verdão havia sido justamente com Evaristo de Macedo, que completa 90 anos nesta quinta (22).
Comandante do bicampeonato brasileiro, em 1988, o aniversariante do dia dá nome ao centro de treinamento do Esquadrão - também conhecido como Cidade Tricolor. Além das homenagens nas redes sociais do clube, o "Mestre" será celebrado neste sábado (24), no confronto com o Fluminense, pela 12ª rodada da Série A.
Na entrevista coletiva após a partida contra o Palmeiras, o técnico Renato Paiva falou sobre o fim do jejum e dedicou o triunfo a Evaristo. "Foi ele o treinador que ganhou o Palmeiras em casa. Quando cheguei, disse que gostaria muito de honrar e estar à altura do que foi esse enorme treinador", disse. O jogo referido fez parte da campanha do segundo título nacional do Bahia.
Nascido em 1933, no Rio de Janeiro, Evaristo marcou a história do futebol espanhol entre os anos 50 e 60 e também com a camisa da Seleção Brasileira. O ex-atacante é o único jogador a marcar cinco vezes em uma partida pelo Brasil - contra a Colômbia, em 1957. No total, foram 14 jogos e oito tentos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.