
Esportes
Lula anuncia criação de universidade dos esportes
O presidente defendeu o programa Bolsa Atleta, criado para apoiar esportistas em formação

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (28), que o governo vai criar uma universidade dos esportes no Brasil, com lançamento previsto para o início de setembro. A declaração foi feita durante um encontro no Palácio do Planalto com atletas de ginástica rítmica que conquistaram duas medalhas no Mundial da modalidade, realizado no Rio de Janeiro.
"Nós vamos anunciar, logo logo, uma universidade dos esportes aqui no Brasil. A ideia inicial era criar uma faculdade de futebol. E eu achei que era melhor a gente avançar para uma coisa mais geral, porque a questão do esporte é mega diverso. Eu, agora que estou um pouco mais idoso, eu virei fã do surfe. Eu virei fã do skate", destacou.
Ao lado do ministro do Esporte, André Fufuca, Lula também afirmou que pretende receber jogadoras de futebol e representantes de entidades esportivas em breve. O ministro informou ainda o envio de um projeto de lei que incentiva o futebol feminino, destacando a importância da modalidade especialmente com a proximidade da Copa do Mundo de Futebol Feminino, que será realizada no Brasil em 2027.
Durante a cerimônia, o presidente defendeu o programa Bolsa Atleta, criado para apoiar esportistas em formação. "Nós criamos o Bolsa Atleta porque a gente descobria que tinha pessoas que queriam treinar e que não tinham tênis, pessoas que queriam ser corredores e que as pessoas não tinham tênis para correr, ficavam correndo descalças e ninguém vai patrocinar uma pessoa que não é famosa", observou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.