
Esportes
FPF repudia fala machista de jogador do Bragantino; clube avalia punição
Federação enviará caso à Justiça Desportiva e Red Bull Bragantino promete analisar medidas disciplinares

Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
A Federação Paulista de Futebol (FPF) manifestou repúdio às declarações do zagueiro Gustavo Marques, do Red Bull Bragantino, direcionadas à árbitra Daiane Muniz após a eliminação da equipe nas quartas de final do Campeonato Paulista.
Em nota publicada nas redes sociais, a Federação afirmou ter recebido a entrevista com “profunda indignação e revolta” e classificou a fala como “primitiva, machista, preconceituosa e misógina”. A entidade destacou que conta com 36 árbitras e assistentes em seu quadro e que seguirá trabalhando para ampliar a presença feminina na arbitragem.
A FPF também informou que encaminhará as declarações à Justiça Desportiva para que sejam adotadas as "providências cabíveis".
Declaração após a derrota
Depois da derrota por 2 a 1 para o São Paulo Futebol Clube, resultado que eliminou o time de Bragança Paulista da competição, Gustavo Marques, autor do gol do Bragantino, criticou a arbitragem e questionou a escolha de uma mulher para comandar uma partida que classificou como “desse tamanho”.
A declaração gerou forte repercussão negativa. Ainda na zona mista, o jogador pediu desculpas às mulheres e afirmou ter ido ao vestiário para se retratar pessoalmente com Daiane Muniz.
Bragantino avalia punição
Em comunicado divulgado nas redes sociais, o Red Bull Bragantino reforçou o pedido de desculpas às mulheres e, de forma especial, à árbitra. O clube afirmou que não concorda com o teor da declaração e repudiou o posicionamento do atleta.
Segundo a nota, ainda no estádio, Gustavo Marques e o diretor esportivo Diego Cerri foram ao vestiário da equipe de arbitragem para reconhecer o erro e apresentar desculpas pessoalmente, além de conversarem com a imprensa.
O Bragantino informou ainda que analisará, nos próximos dias, quais medidas disciplinares poderão ser aplicadas ao zagueiro. O clube ressaltou que a frustração pela eliminação não pode justificar atitudes desse tipo e garantiu que o caso será avaliado internamente antes da definição de eventual punição.
Novo pedido de desculpas
Após a repercussão, Gustavo Marques voltou a falar com jornalistas e afirmou que agiu de maneira impulsiva. Ele declarou que procurou Daiane Muniz para se retratar, disse ter recebido cobranças da esposa e da mãe pelo teor da fala e reforçou que suas palavras não representam seus valores. O zagueiro reiterou o pedido de perdão a todas as mulheres e afirmou que árbitros, homens ou mulheres, merecem respeito por estarem exercendo seu trabalho.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

